quarta-feira, 22 de julho de 2015

Por que deixamos tudo para segunda-feira?


Jornalista faz analogia entre o velho hábito de deixar a academia para segunda e o adiamento da entrega daquele relatório complicado no trabalho.

Prometer começar a dieta e voltar para a academia na segunda-feira é sempre fácil. A gente se sente bem, pois tomou uma resolução, com o bônus de sentir que não precisa correr para colocar aquilo em prática na hora mesmo – dá até para relaxar e pedir uma bela sobremesa, pois você sabe que na segunda, vai entrar na linha.

Este mecanismo tem um nome: procrastinação. E é o mesmo funcionamento de quando você adia começar a escrever aquele relatório chato no trabalho. A origem deste problema é neurológica: nosso cérebro tende a perceber melhor a felicidade que você vai sentir se comprar uma blusa agora, do que a satisfação imaginada de conseguir, no futuro, juntar um dinheiro para realizar algum sonho. Ou seja: você só sente estímulo para priorizar o presente e deixar o futuro para depois.

O problema disto é que o que você deixa para depois, acaba que não consegue fazer nunca. A academia ou aquele relatório acabam ficando para a segunda-feira seguinte.

Se você acha que procrastinação não tem nada a ver com a sua vida financeira, vale se perguntar por que você ainda não começou a fazer um controle maior dos seus gastos, ou sempre cai na tentação de comprar algo que você não precisa e deixa a vontade de começar a poupar para depois.

O problema é que não existe uma hora mágica para começar a poupar (ou a malhar, ou a comer melhor): o momento certo é agora. Não adianta falar que este mês foi atípico porque você precisou gastar rios de dinheiro com um presente de aniversário do marido, ou para pagar o conserto da geladeira que estava fora da garantia. Afinal, todos os meses são atípicos, sempre temos imprevistos (bons ou ruins) acontecendo nas nossas vidas.

O que não dá é não começar a controlar melhor suas contas e não começar a juntar dinheiro por pura procrastinação. Se a melhor hora é agora, aproveite para começar. Faça uma geral nos seus gastos, veja onde dá para enxugar e comece já a construir um patrimônio. O seu futuro agradece!


Fonte: *Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do Finanças Femininas.

Texto extraído do: CRCSP ONLINE
 Informativo Semanal Online – 25 de junho de 2015 – Ano 07 – Nº 333

Nenhum comentário: